Visão geral #
O módulo Campanhas no SuiteCRM pode ser uma ferramenta de marketing e publicidade muito poderosa para sua organização, permitindo que você crie e rastreie campanhas de marketing por e-mail e não por e-mail (por exemplo, televendas ou rádio) para clientes existentes ou potenciais.
Com as ferramentas de rastreamento incorporadas ao módulo Campanha, você pode monitorar a resposta que recebe de sua campanha em tempo real, permitindo visualizar o retorno sobre o investimento (ROI) e muitas outras métricas úteis. Isso, por sua vez, ajuda você a planejar suas atividades estratégicas de marketing e publicidade de forma eficaz, visualizando quais campanhas funcionam e quais não.
- Para visualizar a lista completa de campos disponíveis ao criar uma campanha, consulte Lista de campos da campanha.
Você precisará configurar suas contas de e-mail de tratamento de saída e devolução para enviar uma campanha baseada em e-mail. Consulte Configurações de e-mail para obter informações sobre como fazer isso.
O correio de campanha é enviado usando um trabalho agendado. Você precisará garantir que seu agendador esteja configurado para fazer isso.
Crie uma campanha #
No módulo Campanhas , selecione Criar campanha na barra lateral ou no menu suspenso do módulo para iniciar o Assistente de campanha .
Selecione a campanha que deseja criar: Newsletter , Email,Enquete ( SuiteCRM 7.10 em diante) ou Campanha não baseada em e-mail . Campanhas não baseadas em e-mail permitem que você mantenha um registro de todas as campanhas executadas fora do SuiteCRM (por exemplo, uma campanha de televendas ou de rádio).
Observe que, para uma campanha de pesquisa, você precisará primeiro criar a pesquisa para anexar à campanha.
Cabeçalho da campanha #
A primeira página do Assistente de campanha é a página do cabeçalho da campanha .
Insira um nome para a campanha aqui e defina o status ( Planejamento , Ativo , Inativo , Completo ).
Adicione uma descrição opcional.
A campanha será atribuída ao usuário conectado no momento por padrão. Altere isso aqui, se necessário.
Campanha de pesquisa ( SuiteCRM 7.10 em diante) #
Para uma campanha de pesquisa , você também precisará relacionar a campanha a uma pesquisa existente. Verpesquisaspara obter informações sobre como criar uma pesquisa.
Campanha não baseada em e-mail #
Para uma campanha não baseada em e-mail , você pode selecionar opcionalmente o tipo de campanha.
Orçamento de Campanha #
Role para baixo para completar os detalhes de orçamento opcionais para a campanha. Esses números são usados nos cálculos de ROI.
Para campanhas não baseadas em e-mail, esta seção está na próxima página.
CliquePRÓXIMOna parte superior da tela para continuar.
Listas de destino #
A próxima etapa é especificar sua (s) lista(s) de destino . Todas as listas de destino existentes serão listadas para você selecionar em Adicionar lista de destino existente .
Clique no nome da lista de destino para adicioná-la à campanha. As listas de destino adicionadas à campanha aparecerão no painel direito.
Para remover uma lista de destino, clique emrem
Criar lista de alvos #
Se você ainda não criou uma lista de destino ou deseja usar uma nova lista, pode criar uma lista vazia aqui e preenchê-la depois de concluir o restante da configuração de sua campanha. Ver Listas de destino para obter mais informações sobre os tipos de listas e como usá-las.
Insira um nome para a nova lista e selecione o tipo na lista. Observe que você precisará ter pelo menos uma lista de segmentação do tipo ‘padrão’ anexada à campanha.
CliqueCRIO
Modelos #
O modelo é a mensagem que será enviada à sua lista de alvos. Você pode selecionar ou editar um modelo de email existente ou criar um novo aqui. Consulte a seção Modelos de e-mail do guia do usuário para obter mais informações.
O editor de modelo usado para criar e editar modelos de e-mail pode ser selecionado no configurações de e-mail do perfil do usuário. A configuração padrão (Mozaik) é mostrada nas capturas de tela a seguir.
- Selecione um modelo existente – você pode selecionar em uma lista suspensa de modelos de email existentes
- Crie um novo modelo – Crie um novo modelo de email do zero.
- Copiar um modelo existente – Permite selecionar um modelo existente e usá-lo como base para fazer alterações
O editor de modelo de e-mail no rodapé da página mostra a aparência do seu modelo. Arraste e solte diferentes componentes de layout do painel esquerdo para o painel de exibição direito, onde eles podem ser editados.
Clicar em um componente mostrará o menu de edição. Isso fornece uma infinidade de opções adicionais que permitem personalizar o layout e a aparência do seu modelo. Tipo de fonte pode ser selecionado, formatado, cores alteradas, alinhamento de texto escolhido, imagens e até vídeos podem ser inseridos.
Insira HTML clicando em Ferramentas > Código-fonte
Variáveis de e-mail #
URLs do rastreador #
Os URLs do rastreador podem ser usados para inserir um link para o site da sua organização ou um link direto para um novo produto que você lançou, por exemplo. Um id exclusivo é adicionado ao link para cada destinatário, o que permite que o SuiteCRM rastreie os cliques. As informações coletadas podem ser visualizadas na página de status da campanha.
Para adicionar seu próprio link de URL do rastreador, clique emCRIAR RASTREADOR
Especifique o texto a ser exibido como o link e o URL.
CliqueCRIAR RASTREADOR
Adicione seu(s) rastreador(es) ao modelo da mesma forma que para uma variável. Clique dentro do modelo no local desejado, selecione o rastreador no menu suspenso e cliqueINSERIR RASTREADOR
URLs do rastreador de desativação #
Um link de desativação permite que o destinatário desative futuros e-mails de marketing e um link de desativação padrão será adicionado ao modelo automaticamente. Você pode substituir esse padrão pelo seu próprio texto de link de desativação adicionando um rastreador de desativação personalizado.
CliqueCRIAR RASTREADOR
Especifique o texto necessário para o link de desativação.
Marque a caixa Link de desativação. Observe que você não pode editar o TrackerURL em si, apenas o texto do link.
Adicione seu rastreador ao modelo da mesma forma que para uma variável. Clique dentro do modelo no local desejado, selecione o rastreador no menu suspenso e clique INSERIR RASTREADOR
Quando seu modelo de e-mail estiver completo, clique em SALVE .
CliquePRÓXIMOno topo da página para continuar.
Marketing #
A seção Marketing do Assistente de campanha é onde você precisa especificar as configurações de e-mail para a campanha e definir uma programação para o envio de e-mails.
Nome do e-mail de marketing | Insira um nome para esta execução da campanha. Isso permite que você reenvie a campanha posteriormente para uma lista de destino diferente ou com um modelo modificado. A campanha armazenará detalhes de status separados para cada registro de marketing e eles podem ser selecionados na página de status da campanha. |
Conta de gestão de devoluções | Selecione a conta configurada para lidar com e-mails de campanha devolvidos. |
Conta de e-mail de saída | Isso será o padrão para a conta de correio de saída do sistema. Se você tiver outro correio de saída, um |
Agendar Data e Hora | Os e-mails de campanha serão enfileirados para envio no horário especificado e serão enviados quando o trabalho agendado Executar campanhas de e-mail em massa noturnas for executado na próxima vez. |
Após preencher os detalhes, clique emPRÓXIMOna parte superior da tela para continuar.
Enviar e-mail e resumo #
A página Resumo inclui uma lista de verificação que indica se cada seção do Assistente de campanha foi concluída satisfatoriamente ou não.
No exemplo acima, a seção Escolher alvos não foi concluída corretamente, conforme indicado pelo ícone de cruz vermelha. Isso seria resolvido especificando uma lista de destino do tipo ‘padrão’ com pelo menos uma entrada.
Clique em qualquer entrada incompleta na lista para navegar até a seção relevante.
Depois de garantir que todas as seções estejam completas, você tem três opções:
- Enviar e-mail no horário agendado – Assim que tiver certeza de que todas as seções da campanha estão definidas corretamente e o status da sua campanha está definido como Ativo , clique para enviar os e-mails da campanha. O e-mail será enfileirado no horário agendado e será enviado aos destinatários na próxima execução do trabalho agendado Executar campanhas de e-mail em massa nocturnas .
- Enviar e-mail de marketing como teste – Se você especificou uma lista de destino do tipo ‘teste’, isso enviará a campanha apenas para os endereços na lista de teste. Ao fazer isso, você pode visualizar a campanha como um destinatário e verificar se ela aparece como deveria antes de enviar para destinatários reais. As entradas de teste (visualizações, click-thrus etc.) geradas podem ser removidas posteriormente do status da campanha página.
- Ver Detalhes – Mostra a Visualização de Detalhes da campanha que você acabou de criar.
Status da campanha e rastreamento de respostas #
Na visualização de detalhes da campanha, clique emVER ESTADO
A página de status da campanha fornece uma visão geral dos detalhes da campanha, bem como uma representação gráfica da resposta da campanha. Isso inclui o número de mensagens enviadas, mensagens devolvidas, número de visualizações, opt-outs e cliques.
Informações detalhadas podem ser visualizadas nos subpainéis abaixo do gráfico, onde as respostas são detalhadas em um nível de registro individual. Aqui você pode ver quem visualizou seu e-mail ou clicou em um link, ou como eles responderam a uma pesquisa, por exemplo.
Se a campanha incluir umFormulário Web para pessoavocê poderá ver os detalhes de todos os leads que foram criados por meio do formulário da web no subpainel Leads criados .
Esses registros podem ser adicionados a uma nova lista de destino clicando Adicionar à lista de destino Isso permite que você crie novas campanhas mais focadas com base em quem respondeu.
Excluir entradas de teste #
Clique EXCLUIR ENTRADAS DE TESTE para remover quaisquer entradas na página de status da campanha que foram geradas durante o teste com um tipo ‘teste’ lista de alvos.
Acompanhamento do ROI da campanha #
O rastreamento de ROI da campanha integrado pode ser visualizado nos detalhes da campanha ou na visualização de status clicandoVER ROI
Esta página fornece uma representação gráfica do retorno do investimento da sua campanha, permitindo que você visualize facilmente como o dinheiro gasto na campanha se traduziu em negócios em potencial.
Adicione ou edite os detalhes do orçamento para a campanha clicando em Assistente de lançamento e navegando até a guia Cabeçalho da campanha.
Formulário Web para Pessoa #
O recurso Criar formulário de pessoa permite que você crie um formulário baseado na web que criará um Conduzir, Contato ou Alvo registro no SuiteCRM a partir das informações enviadas no formulário da web. Esses registros podem ser atribuídos a um usuário específico e são vinculados a uma campanha para que as respostas possam ser rastreadas.
Você precisará relacionar seu formulário Web-to-Person a uma campanha existente. Veja o Crie uma campanha seção para obter instruções sobre como fazer isso. Uma campanha do tipo não baseada em e-mail é adequada para isso
Clique em Criar formulário de pessoa na barra lateral ou selecione Criar formulário de pessoa no menu suspenso Campanhas para abrir o assistente.
Assistente para criar formulário de pessoa #
Selecione o tipo de registro que deseja criar a partir das informações do formulário da web: Lead , Contact ou Target , na lista suspensa na parte superior. A lista de campos disponíveis será atualizada automaticamente após sua seleção. Use a barra de rolagem para ver a lista completa de campos disponíveis.
Arraste e solte os campos que deseja incluir no formulário nas colunas vazias do formulário. Você tem a opção de um layout de uma ou duas colunas. Você deve incluir todos os campos obrigatórios (estes são indicados com um asterisco* e destacados na lista).
Clique ADICIONAR TODOS OS CAMPOS para adicionar todos os campos disponíveis ao formulário. Clicando REINICIAR TODOS OS CAMPOS removerá todos os campos das colunas de layout.
Após adicionar os campos obrigatórios, clique emPRÓXIMOcontinuar.
Criar Formulário de Pessoa – Informações Adicionais #
Configure a aparência do formulário da web adicionando um cabeçalho ou rodapé e alterando o rótulo do botão de envio do formulário, se desejado.
URL de redirecionamento : especifique um link personalizado a ser exibido assim que o formulário for enviado.
Campanha Relacionada : Você deve relacionar o formulário a uma campanha existente. Clique SELECIONAR para selecionar a campanha no pop-up.
Depois de concluído, clique GERAR FORMULÁRIO
Criar formulário de pessoa – Editor #
A etapa final do Assistente para criar formulário de pessoa permite formatar o formulário da Web que você configurou usando o editor. Tipo de fonte pode ser selecionado, cores alteradas, alinhamento de texto escolhido e imagens podem ser inseridas. Visualize e edite o HTML diretamente clicando no link HTML na barra de ferramentas.
Quando estiver satisfeito com a aparência do seu formulário da web, clique em SALVAR FORMULÁRIO DA WEB
Salvar formulário #
Para salvar o formulário da web que você acabou de gerar:
- Clique no link Web to Person Form para baixar o formulário da web em sua pasta de download OU
- Copie e cole o HTML em uma página da Web existente. Observe a linha a ser incluída na seção <head> da página da web.
Observe que o formulário da web não será armazenado em nenhum outro lugar no SuiteCRM . Para garantir que o formulário seja salvo, execute uma das duas etapas acima.