Esta documentação é para o SuiteCRM versões 7.9.xe posteriores. Para versões anteriores do SuiteCRM , consulte E-mails-LTS.
Se você estiver atualizando de uma versão do SuiteCRM anterior à 7.9.x, consulte a seção Atualizando deste documento.
Visão geral #
O módulo Emails no SuiteCRM permite que os usuários visualizem, armazenem, componham, enviem e recebam emails de sua própria conta de email pessoal ou de uma caixa de entrada compartilhada, por exemplo, uma caixa de entrada de suporte ou vendas. Os e-mails podem ser importados e associados a um registro do SuiteCRM relacionado , por exemplo, um contato ou uma conta. Esses e-mails relacionados podem ser visualizados no subpainel de histórico do registro relacionado.
Você precisará configurar e ter acesso a pelo menos uma conta de e-mail pessoal ou de grupo para usar o módulo E- mails . Ver Configurações de e-mail pessoal para obter informações sobre como configurar uma conta de e-mail pessoal. Para obter informações sobre como configurar o grupo, o tratamento de devoluções e as contas de correio de saída do sistema, consulte o E-mails seção do Guia do Administrador.
O Módulo Emails pode ser encontrado no menu ALL na barra de navegação superior. O módulo é aberto no modo de exibição de lista, mostrando todos os e-mails da caixa de entrada da conta de e-mail padrão na janela principal.
O nome da caixa de entrada atual é exibido no botão no canto superior direito da exibição de lista. Use este botão para alternar entre contas ou outras pastas monitoradas. | |
Os e-mails não lidos têm um destaque roxo. | |
Os anexos são indicados por um clipe de papel. | |
E-mails que foram importado no SuiteCRM são indicados por um tique. | |
Os e-mails que foram sinalizados para acompanhamento são indicados por um ponto de exclamação. |
Como em outros módulos do SuiteCRM , os e-mails podem ser classificados clicando nos títulos das colunas. As seleções de filtro e coluna também podem ser feitas da mesma forma que para outros módulos.
As principais ações do módulo Emails estão contidas nos botões da barra de ferramentas Emails . Passe o mouse sobre esses botões para ver a dica de ferramenta explicativa para cada função.
Ação em massa | Use o menu suspenso Ação em massa para massa importar correio, para marcar e-mails como lidos/não lidos ou sinalizar e-mails para acompanhamento. Vários e-mails podem ser selecionados na exibição de lista usando as caixas de seleção. | |
Escrever um email | Abre o Comporjanela para criar uma nova mensagem. | |
Definições | Atalho para seu perfil de usuário, onde você pode editar seu configurações de e-mail do perfil do usuário. Adicione e remova contas e selecione pastas para visualizar aqui. | |
Verificar e-mail | Para contas de e-mail pessoais, você pode verificar se há novos e-mails com este botão . Observe que, para contas de e-mail de grupo, a verificação de e-mail é feita automaticamente por meio do Agendador de caixas de correio de entrada . Você precisará garantir que suas configurações do cron estejam corretas para que o agendador seja executado. Por favor, veja o link para mais informações sobre Agendadores. | |
Selecione a pasta | Isso permite que você selecione qual pasta monitorada você deseja visualizar. Se você tiver mais de uma conta configurada, também poderá alternar entre contas com este botão. Expandir uma conta na lista mostrará todas as pastas monitoradas para a conta. Selecione a pasta necessária. |
Ler E-mail #
Clique na linha de assunto de um e-mail para abri-lo na visualização de detalhes . Use o menu Ações para responder, encaminhar ou importaro e-mail.
Escrever um email #
Clique no botão Compose Mail ou selecione Compose na Barra Lateral para abrir uma nova janela de redigir.
Os e-mails também podem ser compostos diretamente de um registro do SuiteCRM clicando no endereço de e-mail no registro. Isso abrirá a visualização de composição no módulo Emails . Para novos e-mails abertos dessa forma, o campo Para: será preenchido automaticamente e o e-mail será relacionado ao registro relevante.
Se você optou por usar um cliente de e-mail externo em seu configurações de e-mail do perfil do usuário, clicar em um endereço de e-mail em um registro no SuiteCRM abrirá um novo e-mail no editor escolhido.
- Modelo de e-mail: selecione um modelo, se necessário. Ver Modelos de e-mail para obter mais informações sobre como criar e editar modelos de e-mail. Depois de selecionar um modelo, um pop-up avisará que a linha de assunto e o corpo do email serão substituídos pelo conteúdo do modelo de email. Se você estiver usando um modelo com variáveis, elas serão preenchidas com os dados relevantes do registro relacionado quando o email for enviado. O campo Para: também será preenchido automaticamente com o endereço de e-mail associado ao registro relacionado.
- Relacionado a: Para associar o e-mail a um registro específico, selecione o módulo (por exemplo, Contas, Contatos, Leads) e clique na seta Pesquisar para pesquisar o registro. Como alternativa, você pode começar a digitar o nome no campo e selecionar o registro relevante na lista de preenchimento automático que aparece.
- De: Se você tiver mais de uma conta de e-mail configurada, selecione a conta da qual deseja enviar o e-mail. As configurações de Responder a e de para a conta selecionada são exibidas ao lado para obter informações.
- Para: A seleção de um registro relacionado com um endereço de e-mail válido preencherá automaticamente o campo Para:. Alternativamente, os campos Para: , Cc: e Cco: podem ser preenchidos manualmente ou através dos botões de seleção que aparecem quando você clica dentro dos campos.
- Corpo: Se você configurou uma assinatura para esta conta em seu configurações de e-mail do perfil do usuário, isso aparecerá automaticamente no corpo do e-mail.
A barra de ferramentas na parte inferior da visualização Compose tem os seguintes botões:
Importar correio #
O e-mail pode ser importado para o SuiteCRM e associado a um registro relevante do SuiteCRM (por exemplo, um contato ou registro de conta). Isso pode ser muito útil para manter um histórico de comunicação com um cliente, por exemplo. Os e-mails que foram importados e relacionados a um registro no SuiteCRM podem ser visualizados no subpainel de histórico do registro.
Importar e-mail único #
Um e-mail individual pode ser importado da visualização de detalhes . Abra o e-mail e selecione Importar no menu suspenso Ações .
Importar um ou mais e-mails #
Um ou mais e-mails podem ser importados ao mesmo tempo da visualização de lista .
Selecione o(s) e-mail(s) que deseja importar usando as caixas de seleção no lado esquerdo da visualização.
Selecione Importar no menu Ação em massa .
Ao importar, uma caixa de diálogo será aberta permitindo que você selecione a qual registro relacionar o(s) e-mail(s).
Primeiro, selecione o tipo de módulo no menu suspenso. Em seguida, use o botão de seta de pesquisa para localizar e selecionar o registro relevante ou comece a digitar o nome no campo e selecione o registro necessário na lista de preenchimento automático. Clique noOKbotão.
Observe que, se você estiver importando e-mails em massa, todos os e-mails serão relacionados ao registro selecionado aqui. Se você precisar relacionar e-mails a registros diferentes, precisará importá-los individualmente.
O SuiteCRM também pode ser configurado para importar e-mails automaticamente para contas de e-mail de grupo. Ver Contas de e-mail do grupo Para maiores informações.
Excluir e-mail #
Como apenas os e-mails importados são armazenados no SuiteCRM , apenas os registros de e-mail importados podem ser excluídos do módulo E- mails .
Para excluir um registro de e-mail importado, abra o e-mail e selecione Excluir no menu suspenso Ações. Observe que isso excluirá apenas o registro SuiteCRM e não a mensagem imap. Para remover emails do módulo Emails, você precisará movê-los ou excluí-los usando seu cliente de email externo.
Mudanças no módulo de e-mails #
Antes da versão 7.9, o SuiteCRM precisava sincronizar os cabeçalhos de e-mail antes que os usuários pudessem visualizá-los. A partir da versão 7.9, o SuiteCRM entra em contato diretamente com o servidor de e-mail – recuperando apenas as informações mínimas necessárias para processar uma operação. Isso elimina o processo de sincronização e reduz significativamente a quantidade de informações de e-mail que precisam ser armazenadas no banco de dados.
Nota para desenvolvedores e administradores: A tabela ‘email_cache’ está obsoleta no SuiteCRM 7.9.
Atualizando #
Se você estiver atualizando de uma versão do SuiteCRM anterior à 7.9.x , será necessário usar a Ferramenta Sincronizar Conta de E-mail de Entrada ao atualizar. Esta ferramenta irá sincronizar e-mails já importados para o SuiteCRM com suas contas IMAP atuais para que você não precise sincronizar no futuro. Recomendamos fazer um backup de seu banco de dados e instância antes de atualizar.
Ferramenta de sincronização de contas de e-mails de entrada #
No painel Admin , selecione Reparar e, em seguida, Sincronizar contas de e-mail de entrada .
Isso exibirá uma caixa de seleção múltipla Nome da conta de e-mail listando todas as contas de e-mail de entrada ativas (incluindo contas pessoais) e umSINCRONIZARbotão.
Selecione as contas necessárias na caixa de seleção múltipla (use ctrl + clique para selecionar mais de uma) e clique emSINCRONIZAR. |
A página será atualizada e listará a progressão da ferramenta.
A ferramenta passa por todas as contas de e-mail de entrada selecionadas e as atualiza para oferecer suporte a novos recursos no SuiteCRM 7.9 em diante:
- Conecta-se ao servidor de e-mail (via IMAP)
- Baixa as informações do cabeçalho do e-mail
- Determina o status órfão de emails
- Atualiza o ID exclusivo para cada e-mail
- Corrige problemas de sincronização
Se ocorrer um erro, você pode executar a ferramenta nas outras contas que estão funcionando. Os detalhes de quaisquer erros podem ser encontrados no arquivo suitecrm.log.