No SuiteCRM, um Lead é um contato não qualificado geralmente gerado a partir de algum tipo de evento relacionado a marketing, por exemplo, pode ser uma pessoa que preencheu um formulário em seu site ou alguém que você conheceu em uma feira e você ainda não tem certeza se eles têm autoridade de compra. Depois que um Lead é qualificado e convertido, ele pode ser dividido em três partes; um Contato depois de ter estabelecido ‘Quem’ é, uma Conta quando você sabe ‘Onde’ eles trabalham e uma Oportunidade quando é conhecido ‘O que’ eles podem comprar.
Ações de leads #
Você pode acessar as ações de Leads no menu suspenso do módulo Leads ou na barra lateral. As ações do Leads são as seguintes:
- Criar lead – Um novo formulário é aberto na Visualização de edição para permitir que você crie um novo registro de conta.
- View Leads – Redireciona você para a Visualização de Lista do módulo Leads. Isso permite pesquisar e listar registros de Leads.
- Importar Leads – Redireciona você para o Assistente de Importação do módulo Leads. Para mais informações, vejaImportando registros.
Para visualizar a lista completa de campos disponíveis ao criar um lead, consulte Lista de Campos de Leads.
Gerenciando leads #
- Para classificar registros na Exibição de lista de leads, clique em qualquer título de coluna classificável. Isso classificará a coluna em ordem crescente ou decrescente.
- Para procurar um Lead, consulte oProcurarseção deste guia do usuário.
- Para atualizar alguns ou todos os Leads na Visualização de Lista, use o painel Atualização em Massa conforme descrito naRegistros de atualização em massaseção deste guia do usuário.
- Para duplicar um lead, você pode clicar no botão Duplicar na Visualização de detalhes e salvar o registro duplicado.
- Para mesclar Leads duplicados, selecione os registros na Exibição de lista de leads, clique no link Mesclar na lista suspensa Ações e prossiga pelo processo de mesclagem. Para obter mais informações sobre como mesclar duplicatas, consulte o Mesclando Registrosseção deste guia do usuário.
- Para excluir um ou vários Leads, você pode selecionar vários registros na Visualização de lista e clicar em excluir. você também pode excluir um lead da Visualização de detalhes clicando no botão Excluir. Para obter um guia mais detalhado sobre a exclusão de registros, consulte oExcluindo registros seção deste guia do usuário.
- Para visualizar os detalhes de um lead, clique no nome do lead na exibição de lista. Isso abrirá o registro na Visualização de detalhes.
- Para editar os detalhes do lead, clique no ícone Editar na Visualização de lista ou clique no botão editar na Visualização de detalhes, faça as alterações necessárias e clique em Salvar.
- Para obter um guia detalhado sobre como importar e exportar Leads, consulte o Importando registrose Exportando registrosseções deste guia do usuário.
- Para rastrear todas as alterações nos campos auditados, no registro do lead, você pode clicar no botão Exibir log de alterações na exibição de detalhes do lead ou na exibição de edição.
Convertendo um Lead #
Depois que informações suficientes forem coletadas sobre um lead, o lead poderá progredir para o próximo estágio de vendas e o lead poderá ser convertido em um contato, conta e oportunidade. A maneira como um lead é convertido depende de como o administrador do sistema configurou o SuiteCRM. Para converter um lead com a configuração padrão do SuiteCRM, você deve clicar em um registro de lead individual para acessar a visualização de detalhes do lead e clicar na seta ao lado do botão Outro e, em seguida, clicar em ‘Converter lead’ no menu suspenso mostrado na imagem abaixo:
Depois de clicar no botão ‘Converter Lead’, você será levado para a página Converter Lead.
Converter lead em contato #
Nesta página você poderá Criar ou Selecionar Contato:
Ao desmarcar a caixa de seleção ao lado de ‘Criar contato’, você poderá associar o lead a um contato existente. No entanto, na maioria dos casos, ao converter um lead, não haverá contato existente. Certifique-se de que a caixa de seleção Criar contato esteja marcada. Alguns dos campos serão preenchidos automaticamente usando as informações do Lead. Preencha os campos relevantes restantes e passe para a próxima Etapa abaixo:
Converter lead em conta #
Para criar uma Conta a partir de um Lead convertido, você seguirá o mesmo processo de um Contato, algumas informações serão preenchidas do Lead automaticamente, basta concluir o restante.
Converter lead em oportunidade #
Para criar uma Oportunidade a partir de um Lead convertido, você seguirá o mesmo processo de um Contato, algumas informações serão preenchidas do Lead automaticamente, basta concluir o restante.
Outras opções de conversão de leads #
Outros registros podem ser criados ao converter um Lead da mesma forma que Contatos/Contas e Oportunidades.
Depois de ter completado as seções relevantes, cliqueSalvarpara confirmar as alterações.
Verificação de registro duplicado #
Ao converter um Lead SuiteCRM verificará automaticamente se há registros duplicados e retornará um aviso se um registro correspondente for encontrado.
Se você achar que o aviso duplicado não é válido e ainda deseja criar um novo registro, clique emCrio. Caso contrário, se você decidir que o aviso está correto e o registro já existe no CRM, você deve clicar no botão ‘selecionar’ .